HOTEL DA MONTANHA

Blogs

Venha conhecer o Rio Zêzere

30-08-2022

Começando na Serra da Estrela e terminando no Tejo, em Constância, o Rio Zêzere conta com cerca de 1900m de altura e 242km de comprimento, sendo o segundo maior rio exclusivo de Portugal. Este começa na Beira Alta, corre pela Beira Baixa e termina no Ribatejo, acompanhando as margens das montanhas onde ficam as Aldeias do Xisto, sendo abrangidas pelo rio as aldeias de Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Mosteiro e Pedrógão Pequeno. Entre as aldeias de Janeiro de Cima e Álvaro, o Zêzere deixa de ser considerado rio e passa á calmaria de Albufeira (Barragem do Cabril), onde este descansa antes de continuar a sua descida.

O Zêzere é responsável pela maioria das atividades que dependem da utilização de água, na encosta sul da Serra da Estrela, como por exemplo a pecuária, utilização como praia e outros efeitos recreativos, como as barragens, entre outros.

Aproveite para ver este rio ao vivo. No Hotel da Montanha existem diversas atividades que podem ser realizadas neste rio. Venha conhecer este encantador rio enquanto aproveita as suas merecidas férias!

 

Tags:

zêzere, rio zezere, visita