HOTEL DA MONTANHA

Blogs

Uma História de amor com Beirão

22-10-2021

Sabia que o Licor Beirão teve as suas origens numa bonita história de amor?

Sim, é verdade, tudo começou por uma história de amor. E quem não gosta de uma boa história de amor? Esta, é uma história rica, cheia de romance e aventuras inesperadas. Tudo começou nos finais do séc. XIX, quando um caixeiro-viajante se enamora pela filha de um farmacêutico da Lousã e acabam por casar. O caixeiro viajante era Luíz Pinho que viu nos elixires que eram vendidos na farmácia para problemas de estômago, uma oportunidade de negócio, visto que em 1910 entra em vigor uma lei que proibe a venda de alcoóleos nas farmácias, e pegou nas receitas destes elixires e montou uma pequena fábrica de licores. Foi somente em 1929 que este elixir ganhou nome, após o Congresso Beirão de Castelo Branco: Licor Beirão! No entanto foi em 1940 após a fábrica ser posta a venda, que José Carranca Redondo a compra sob uma condição: que a sua namorada aceitasse casar consigo, e assim foi, o contrato é assinado a 11 de Março de 1940 e a 05 de Outubro desse mesmo ano casam-se! Quando a fábrica abriu, tinham cerca de 70 produtos disponiveis, mas José Carranca percebeu que era preferivel especializar-se em dois ou três realmente bons do que dispersar dessa maneira.


Os tempos eram no entanto muito conturbados e em tempos de guerra não era fácil vender licores, e foi precisamente por esse motivo que Carranca Redondo teve a coragem e visão de perceber que a propaganda poderia fazer toda a diferença. Assim, deu inicio a uma campanha massiva dispersa pelas estradas e cafés de norte a sul de Portugal e que deu a conhecer o Licor Beirão já na década de 50.

 

Outdoors

 

'Que Licor, senhor doutor!'

Sabiam que foi o Licor Beirão que deu inicio aos primordios da publicidade e merchandising em Portugal? Quem se lembra das iconicas réguas de madeira, autocolantes, chapéus de palha e slogans que ficavam no ouvido? Todos estes materiais eram feitos na fábrica (os marceneiros que faziam das caixas de madeira que transportavam as garrafas eram os mesmos que produziam as réguas), pois sendo um produto ainda bastante sazonal, aproveitavam os trabalhadores para produzir estes materiais e assim promover a marca de uma forma diferenciada e tão querida para o público. Também os outdoors fizeram furor, sendo que o mais icónico da época foi a célebre tabuleta de madeira com um passarinho que anunciava o Licor Beirão com a Serra da Lousã em pano de fundo.

Caixas antigas de madeira  

 

Curiosidade: um dos anúncios que marcou a história da publicidade em Portugal com a frase ' o Beirão de quem todos gostam'. Houve um professor primário que disse a José Carranca: 'oh Carranca, não é o beirão de quem todos gostam, é o beirão de que todos gostam, o 'que'
refere-se a coisas e o 'quem' refere-se a pessoas. Ao que o Sr. Licor, como era conhecido, terá respondido 'mas é isso mesmo que eu quero, que se refira a pessoas!'. Em pleno salazarismo poderia ter dado mau resultado, mas reza a história que Salazar terá achado piada ao atravimento e comentado com o secretário, Solari Alegro, com ligações familiares à Lousã: 'O homem tem alguma graça'.

 

Curiosidade

 

E assim é um pouco da história do Licor de Portugal, e como ela se entrelaça com a nossa região e continua a fazer sucesso pelo mundo fora até aos dias de hoje.

Tags:

licorbeirao, lousa, portugal, beiras, carrancaredondo, licorportugal, historiadeamor