HOTEL DA MONTANHA

Blogs

Sertã - Uma Vila cheia de História

23-08-2022

A Sertã é uma vila portuguesa localizada no distrito de Castelo Branco, subdividida em 10 freguesias. Fica num vale xistoso, onde existe uma predominância de pinheiros bravos, e mais recentemente, de eucaliptos. A margem oeste do concelho é banhada pelo rio Zêzere, mais especificamente pelas barragens do Cabril, da Bouçã e do Castelo de Bode, enquanto o restante é banhado pela Ribeira da Sertã. A vila tem como ponto mais alto a Serra do Cabeço Rainho, chegando aos 1080m.

Esta magnífica vila acompanhou ao longo dos séculos a passagem por vários povos, desde Romanos, Lusitanos, Árabes, entre outros, continuando a ser habitada nos dias de hoje.

Existe ainda uma lenda de Sertã conhecida como A Lenda de Celina, onde se diz que houve um ataque Romano ao Castelo de Sertã, onde o chefe do castelo faleceu. Quando a esposa do mesmo soube da triste notícia estava a fritar ovos numa frigideira quadrada (sertage). Para vingar a morte do marido e proteger o castelo, a mesma subiu às ameias e com o utensilio cheio de azeito a ferver, despejou-o sobre os inimigos obrigando-os a recuar e impedindo-os de entrar. Diz-se que foi devido a esse incidente que foi criado o nome da cidade.

Se está curioso para ver este famoso castelo, dê uma saltada a Sertã e conheça pessoalmente a sua história.

 

Tags:

sertã, castelo branco, ferias, visita