HOTEL DA MONTANHA

Blogs

Nossa Senhora da Confiança

02-09-2021

A Capela de Nossa Senhora da Confiança está localizada num monte próximo da vila de Pedrógão Pequeno, e de onde se tem uma vista fenomenal da Barragem do Cabril, assim como da Serra da Lousã, Sicó e nos dias em que o céu está mais limpo, conseguimos avistar até a Serra da Estrela.

De construção imemorável, crê-se que terá sido contruida sobre os restos de um castro pré-lusitano por volta do Séc. XIII por um nobre cavaleiro que, segundo consta estando sob prisão e a caminho de Coimbra, pernoitou numa cela da Cadeia de Pedrogão Pequeno, e que alegava ser vitima de intrigas da Corte, e no seu desespero resolveu rezar, suplicando à Virgem Maria a protecção e confiança na sua inocência; assim, olhando para o monte em frente, teve a visão do aparecimento entre estrelas da imagem de Nossa Senhora. Nesse momento, prometeu ali mandar construir uma ermida a que, após a sua absolvição, deu cumprimento, sob a invocação de Nossa Senhora da Confiança. O edificio actual foi constuido em 1906 por ordem da familia Conceição e Silva.

A atual capela possui linhas simples e é composta por uma só nave, com coro, sobre a entrada principal. Os seus altares são de grande valor pela sua talha antiga, a qual pertenceu ao antigo Convento de Santo António da Sertã. Nos altares, estão representados São Jorge, São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Confiança (altar-mor).


Sendo uma capela com gestão especial, não esclusivamente paroquial, nela não é celebrada missa regularmente, só em ocasiões festivas, ou casamentos e baptizados. Todos os anos porém são realizadas as festividades em honra da Nossa Senhora da Confiança durante os dias 7, 8 e 9 de Setembro.

Contamos assim com a sua visita!

 

                                    

Tags:

devoção, santos, nossa senhora confiança, monte, cabril, barragem, portugal, pedrogao pequeno, festas, romarias, barragem do cabril